DIRETORIA

PRESIDENTE : EDILSON RODRIQUES
VICE PRESIDENTE : ADEILDO SILVA
DIRETOR FINANCEIRO : RONALDO MIZAEL
DIRETOR DE CARNAVAL :( COMISSÃO DE CARNAVAL )
DIRETOR ALA COMPOSITORES : BARRÃO ESCAILABE
MESTRES BATERIA : SAÚBA E TIAGO
MESTRE SALA / PORTA BANDEIRA : MARUIN E CARLA
INTERPRETES : ALDIR FELICIDADE /JOSIVALDO / WITA
TESOLEIROS : MACARRÃO / ZINHO
DIRETOR COMUNICAÇÃO : RENILDO MANGABEIRA







































































sexta-feira, 3 de junho de 2011

Unidos do Escailabe reúne samba e solidariedade

                        Publicado por Ericka Melo   Sáb, 13 de Março de 2010 12:10
Encerrando a série “Recife por trás dos Morros” trazemos a experiência do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Escailabe, que promove aulas de percussão para crianças e adolescentes do Alto José do Pinho, na zona norte do Recife.
A Escola de Samba Unidos do Escailabe completa dois anos no próximo mês, mas já tem um currículo de vitórias. No primeiro ano em que enfrentou a passarela no Recife, no grupo de aspirantes, ganhou o troféu Destaque do Carnaval 2009. Este ano, já desfilando no segundo grupo sagrou-se campeã e conquistou vaga entre as escolas do primeiro grupo que irão desfilar no Carnaval de 2011.
Por trás desta meteórica história de sucesso está o sambista Edilson Rodrigues de Souza, o Gugu Tamburim, de 56 anos. Que fundou a escola com o intuito de dar oportunidade a crianças e adolescentes do Alto José do Pinho de aprenderem percussão e disseminar o amor pelo samba.
“No começo todo mundo pensou que eu estava cometendo uma loucura. Mas consegui apoio da associação de moradores e fui em frente com o projeto”, explica Gugu, ao dizer que fez uma exigência aos interessados em participar das aulas. “Que estivessem matriculados e se mantivessem com notas boas na escola, pois solicitamos o boletim de cada um todo semestre para saber se tudo está indo bem”.
Para começar o trabalho Gugu comprou cinco instrumentos, recebeu a doação de mais 14 e conseguiu mais 10 emprestados. Os instrutores Paulo Roberto dos Santos, hoje diretor de bateria, e Tiago José dos Santos, mestre de bateria, se dispuseram a ministrar as aulas.
“Iniciamos o projeto, dando aulas às crianças e adolescentes e ao mesmo tempo fundamos a escola em 27 de abril de 2008. Quando ganhamos o troféu destaque do carnaval de 2009, aparecemos em jornal, foi que as pessoas compreenderam o que estávamos fazendo”, conta orgulhoso.
Para tocar o projeto da escola de samba e os ensaios, Gugu disse que fez bingo, rifa, pediu doações e contou com a subvenção da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. “Essa parte oficial cobre apenas um pedaço dos custos para o desfile, mas para o trabalho do ano todo é preciso mais. Por isso estamos permanentemente na rua tentando sensibilizar os comerciantes do bairro, pedindo apoio aqui e acolá”, conta.
        por : taiza brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário